quarta-feira, 6 de junho de 2007

Sobre a proposta do PS para o HVS

O Partido Socialista de Estarreja pretende debater a sua proposta para remodelação do serviço de urgência do HVS. Com os partidos políticos representados na Assembleia Municipal, representantes da comissão de utentes do HVS, da liga de amigos do HVS e da administração. Com estas partes envolvidas o PS pretende uma solução que envolva todos.
Há aqui alguns pormenores que falham neste painel. O primeiro de todos é que apesar do HVS se encontrar no concelho de Estarreja penso não ser justo dizer que ele pertence só a Estarreja. Desta maneira também a Murtosa, São Jacinto (Aveiro) e algumas freguesias de Albergaria são partes interessadas no futuro do HVS. Da mesma forma os habitantes de Aveiro também são parte interessada porque o fluxo de utentes, se Estarreja não tiver urgência, diminuirá a qualidade do serviço da urgência de Aveiro para todos.
Depois temos a questão das escolhas em Estarreja para debater. Não me parece que seja de todo possível, depois das declarações do Dr. Rui Crisóstomo, que este possa entrar numa negociação para a manutenção das urgências, quando muito este serviria de um posto avançado do governo para obter meios de refutar uma negociação, pois o governo saberia antecipadamente as intenções dos habitantes de Estarreja. Afinal de contas, ele não pode contraria ordens superiores, como poderia participar com isenção neste debate? Da mesma maneira não se pode negociar sem o HVS estar representado à mesa. Neste caso o Dr. Rui Crisóstomo para bem do Hospital demitia-se, deixando o HVS a ser representado por alguém do hospital, que não seja nomeado por um partido.
Pelo menos, se eu fizesse parte dos representantes dos utentes do HVS, não poderia nunca estar a negociar com o Dr. Rui Crisóstomo porque ele também não estará lá para negociar nada.

Sem comentários: