segunda-feira, 4 de junho de 2007

Alguns factos interessantes sobre a OTA

Nas últimas semanas, foi possível apanhar diferentes e interessantes peças do puzzle da OTA. Afinal, os 3 200 000 000 € previstos para a OTA são apenas para a construção do aeroporto, não incluem estradas, ligações ferroviárias, retirada de linhas de alta tensão e outras tantas coisas associadas ao problema. Este primeiro ponto mostra que serão muitos mais os milhões associados ao aeroporto. Associado também ao problema, está a construção de aeroportos ou a sua ampliação na europa que, em todos os casos mostram derrapagens nos custos das obras, não apresentando a maioria delas a complexidade prevista para a OTA.
Em segundo lugar está uma pista muito interessante, numa entrevista a Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA (Semanário Expresso deste fim de semana), onde ele declara que a Portela terá capacidade para 17 000 000 de passageiros, com as obras que vão decorrer. Estas obras na Portela, provocaram uma alteração no projecto da OTA, porque inicialmente só teria prevista a capacidade para 20 000 000 de passageiros, agora foi pedido um novo orçamento para um aeroporto com uma capacidade para 25 000 000 de passageiros, esta nova configuração ainda não tem custos estimados (Certamente não serão mais do que umas centenas de milhões de euros). Por último, a mesma entrevista refere que a OTA, com o tráfego previsto, logo no seu quinto ano necessitará de obras de ampliação.
O Tribunal de Contas gostaria de ter dentro da sua área de competências a análise dos projectos da OTA e do TGV. Da maneira como se tem comportado ultimamente penso que não vai receber esse presente.

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