segunda-feira, 18 de junho de 2007

Lamas em Canelas

O problema das lamas depositadas em Canelas, não tem sido deixado cair no esquecimento pela Comissão de Acompanhamento de Ilícitos Ambientais e pelo Abel Cunha, no seu Blogue. Mas, desta situação surgem-me duas questões. A primeira está relacionada com a Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro, que parece além de burocrática, lenta, ineficaz e completamente desinteressada na questão. A única coisa que se pedia a esta comissão era uma análise de amostras retiradas dos depósitos ilegais, que em consequência dessas análises informasse as pessoas da freguesia sobre o conteúdo das ditas lamas e caso fosse caso disso, encaminhasse para os orgãos legalmente competentes uma acção contra a empresa responsável. Parece estar além das capacidades desta comissão qualquer coisa que ultrapasse a simples recepção de queixas e a impressão de respostas com cartas modelo (iguais para todos) que por certo terão de passar por uma dezena de mãos diferentes, juntando a esta árdua função, a tarefa de manter arquivos.
A segunda questão que me intriga está relacionada com a empresa Terra Fértil, Fertilizantes Agrícolas que não pareceu minimamente incomodada com a situação desde o início, provavelmente porque saberá muito bem como é que se fazem desaparecer este tipo de queixas, deve saber como falsear documentos (afinal devem receber algum tipo de compensação para tratamento de resíduos de uma maneira e acabam a depositar sem grandes custos a umas boas dezenas de quilómetros dali os mesmos resíduos), situação que indicia outro tipo de práticas ilegais (desvio de fundos?). Alguém viu a empresa em questão querer limpar o seu bom nome e pagar pela análise das lamas num laboratório independente, afastando as suspeitas das suas más práticas?
Algumas coisas nunca mudam. Pelo menos atiravam um bocado da lama para os olhos das pessoas de Canelas, retiravam a dita empresa da lista de fornecedores do Estado até ao apuramento dos factos. E se algum dia for possível saber o que realmente foi depositado em Canelas o que será feito? Uma palmada nas mãos aos senhores da Terra Fértil? Uma multa para os cofres do Estado? E os Cidadãos de Canelas não deveriam ser compensados por (mais) esta externalidade? É certo que não se pode castigar severamente esta empresa porque se assim acontecer ela vai à falência, depois surge uma nova empresa para tomar o lugar dela, compra-lhe o imobilizado, os accionistas são os mesmos mas o nome é diferente.
É que não sou muito velho, mas o livro destes senhores (não só os desta empresa) não tem assim muitos capítulos, lê-se facilmente.

2 comentários:

AC disse...

Fosse isto um país e não seria assim. Mas não é e, o que temos é o que merecemos.
Cpta

Pedro Javier Mazzoni disse...

"Mais qualidade ambiental", era com esta frase que se iniciava o capitulo sobre o Ambiente nas Grandes Opções do Plano deste governo. "política firme e coerente de conservação da Natureza." a coerencia está à vista de todos.