segunda-feira, 11 de junho de 2007

A grande confusão da urgência

Na sexta feira passada fiquei com a impressão que as discussões que se vão realizar, com o objectivo de debater a questão da urgência do HVS, não têm qualquer utilidade. Tudo isto devido às declarações de José Eduardo Matos à Rádio Voz da Ria.
Há várias semanas parecia-me que não haveria mais urgências em Estarreja. Apareceu uma proposta do PS de Estarreja, em que defendia o encerramento do serviço de urgência entre as 00:00 e as 08:00, com um conjunto de novos serviços no hospital.

No dia 4 de Junho o José Matos ecreveu no Terranostra (A voz do governo):




(...) É claro que já todos sabemos que o governo não vai manter a urgência aberta 24 horas por dia. Por isso, existe uma negociação em curso com a Câmara, que tem a obrigação de obter um protocolo que responda especificamente aos problemas que temos e que não são os mesmos de Cantanhede. (...)




Depois surgiu o PS Estarreja a pedir um debate alargado sobre a questão das urgências. A comissão de Utentes do Hospital a marcar para esta quinta feira um debate sobre a questão.

Na sexta feira a Rádio Voz da Ria publicou no seu site, declarações de José Eduardo Matos (Presidente da Câmara). A notícia referia que deverá estar para breve a solução do Ministério para o HVS, as citações de José Eduardo Matos:

"interessa é termos assistencia médica durante as 24 horas".


Se a questão está para breve, então não haverá muito mais a acertar e o debate promovido esta quinta feira não vai acrescentar nada ao processo. O debate que o PS pretende fazer também não. Aquilo que o José Matos escreveu no blogue dele, deixou-me a pensar que afinal não haverá mesmo urgência durante 24 horas. Mas agora as declarações de José Eduardo Matos vieram baralhar de novo toda a questão.

Sem comentários: