terça-feira, 19 de junho de 2007

FuturGen

Até ao final de 2007 deverá ficar decidida a localização final da primeira central do mundo a integrar a gaseificação do carvão, a geração de electricidade, a capturar e sequestrar carbono e a produzir hidrogénio.
Trata-se de um projecto concebido pelo Departamento de Energia dos EUA que ganhou a designação de FutureGen e que tem a particularidade de associar, em consórcio, os maiores produtores e consumidores de carvão num esforço de cooperação para inovar tecnologicamente e concretizar uma solução viável para combinar a manutenção no uso de uma fonte primária fortemente emissora de CO2 e o controlo das emissões deste gás, responsável pelo aquecimento global.
O programa envolve um investimento de mil milhões de dólares na instalação de uma central com a capacidade de gerar 275 Mw de electricidade em 2012, o que seria suficiente para abastecer 150 mil casas nos EUA. Como? A tecnologia-chave é a gaseificação do carvão, num processo que converte o carbono do carvão em gás comprimido, sobretudo hidrogénio e monóxido de carbono. Este gás reage com o vapor para produzir hidrogénio adicional e dióxido de carbono concentrado. Este hidrogénio, capturado no final do processo de gaseificação, é antes de mais utilizado em turbinas geradoras de electricidade, podendo ainda ser utilizado nas fuel cells e outras tecnologias baseadas no hidrogénio. O CO2 captado é separado do hidrogénio e armazenado em formações salinas profundas. Outro tipo de formações geológicas são capazes de armazenar o CO2, mas as salinas são mais abundantes.
Fonte: Direcção de Serviços de Prospectiva

Sem comentários: