sábado, 23 de junho de 2007

Programa PARES em Estarreja?

O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) tem uma dotação para o distrito de Aveiro de 22,2 milhões de Euros. Como este tipo de equipamentos são bastante importantes para o concelho de Estarreja, as creches são bastante importantes para os casais, especialmente os mais jovens, os centros de dia e o apoio domiciliário são imprescendíveis numa população com um índice de envelhecimento crescente, estes apoio deveria ser distribuido equitativamente por todos os concelhos do distrito. As fatias deste apoio destinam-se a creches (mais 50% que actualmente), Centros de Dia (mais 10% que actualmente), Lares de Idosos (mais 10% que actualmente), Lares Residenciais (mais 17,5% que actualmente), Serviços de Apoio Domiciliário a Pessoas com Deficiência (mais 30% que actualmente) e Serviços de Apoio Domiciliário a Idosos (mais 10% que actualmente). São aceites projectos de raiz, expansão ou simples remodelação, a aquisição de imóveis e equipamentos. Os critérios de avaliação serão os de cobertura dos equipamentos, o número de lugares a criar, o nível de exclusão social e o custo. Estes projectos além de mais valias para ajudar a população, são também formas de criação de novos empregos no concelho. Um bom incentivo portanto para apostar neste programa.
Não sei quais são os montantes a afectar a cada parte do investimento mas, tendo Aveiro 62 800 crianças entre os zero e o catorze anos, sendo que dessas 4480 estão em Estarreja, deveriamos ter direito a 7,13% do financiamento dedicado a creches. Na parte dos idosos, é um pouco mais complicado devido à diversidade de apoios, mas em termos de população são 64 730 habitantes com mais de 65 anos, 4890 em Estarreja (7,55%), sendo que desses (com mais de 65 anos) no distrito 27 300 têm mais de 75 anos, sendo 2020 (7,4%) de Estarreja.
Esta é realmente uma das funções mais importantes na obtenção de equidade por parte do Estado, que apresentam mais valia clara para os Cidadãos.

Sem comentários: