segunda-feira, 25 de junho de 2007

Lamas em Canelas outra vez

Mais uma vez, apesar de parecer repetitivo, vou acrescentar um dado novo ao meu anterior post sobre as lamas depositadas em Canelas.
O comportamento de cumplicidade criminosa da CCDR-C não pode ser ignorado. A CCDR-C, sabe perfeitamente que a empresa Terra Fértil, não é uma empresa que trata apenas resíduos urbanos. A empresa Terra Fértil, como é do conhecimento da CCDR-C, é um Operador de Gestão de Resíduos Industriais, certificada para a eliminação de solventes, óleos e embalagens. De todos os resíduos industrias, segundo a CCDR-C, apenas 0,1% pode ter como destino final o benefício dos solos. De todos os resíduos industriais só 0,1% pode acabar nos solos! Sabendo isto uma entidade como a CCDR-C deveria ter actuado imediatamente, marcou para a altura das calendas gregas as análises, apresentando à pressa quando os incomodam mais um bocadinho muitos meses depois, resultados inconclusivos.
Segundo o blogue do Abel Cunha, agora muda a história e afinal está tudo bem. A Terra Fértil é amiga do ambiente e apenas esteve a beneficiar os solos de Canelas. Esperem aí! E se voltassemos ao início da história.
Em primeiro lugar, os depósitos de lamas foram ilegais. Primeira infracção. Depois de ser imediatamente punida por esta infração. Em segundo lugar, vamos tirar esta empresa da lista de empresas certificadas para tratamento de resíduos porque estes podem ser potencialmente perigosos e até averiguarmos a questão esta empresa não é de confiança. Em terceiro lugar, a análise aos solos deveria ter sido imediata, caso os resíduos não fossem perigosos, ficavam-se pelas multas e descansava-se a população. Em quarto lugar, se os resíduos são perigosos, então esta empresa além de criminosa ambientalmente, está a cometer uma fraude, recebendo para valorizar os resíduos por um processo seguro e livrando-se dos resíduos da maneira mais fácil. Tudo isto deveria ter sido feito em poucas semanas, mas parece que afinal está tudo bem.

Sem comentários: