terça-feira, 12 de junho de 2007

Os monstros do costume

Mais uma vez, a STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto), apresentou as suas contas relativas ao ano de 2006. Mais uma vez, as contas são muito más (resultado líquido de cerca de 26 milhões de euros negativos), na verdade a empresa neste momento vive de empréstimos bancários e de empréstimos obrigacionistas, as receitas da empresa não dão nem para cobrir os custos operacionais. as receitas da empresa caem de ano para ano, cada vez investe menos. Como exemplo as receitas do ano anterior situaram-se em 55 milhões de euros, mais de 3 milhões de euros de queda do ano anterior. No ano de 2007 a empresa terá de pagar só de empréstimos, (bancários, obrigações, etc.) cerca de 105 milhões de euros. O conselho de administração, os nomeados do costume levaram para casa 410 mil euros (são 5 pessoas).
O Metro do Porto, esse monstro com igual apetite ao da STCP (122 milhões negativos de resultado líquido do exercício), só a instituições de crédito tem de entregar em 2007, 265 milhões de euros. Na verdade este é muito pior do que a STCP, para receitas de cerca de 26 milhões de euros, só os custos operacionais ultrapassam os 100 milhões de euros, juntando a isto aqulio que têm de entregar às instituições bancárias o buraco torna-se demasiado fundo. O conselho de administração levou para casa em 2006, 660 mil euros (7 pessoas). A Metro do Porto já está a tratar do processo de atribuição de rating para, tal como a STCP passar a viver à custa de empréstimos obrigacionistas de ano para ano.
A Refer infelizmente trabalha mais lentamente, os seus resultados de 2006 ainda não são conhecidos, mas se continuar no padrão habitual, teremos mais um ano como o de 2005 (160 milhões negativos de resultado do exercício), 830 milhões que em 2006 teria a pagar a instituições de crédito, 65 milhões de euros de receitas, mais de 200 milhões de euros de custos operacionais... A coisa interessante na Refer é que usam alguns subtrefúgios para mascarar um bocadinho as contas, na realidade são tão más que nem valia a pena mas o valor das receitas para quem estiver mais distraído passa os 100 milhões de euros...
Se pensa que estas empresas são grandes empregadores engana-se. Todas juntas não chegam aos 6000 trabalhadores. Explica uma boa parte do dinheiro dos impostos.

1 comentário:

AC disse...

Não há dinheiro que chegue para alimentar tanto bicho.
Cpts