Depois de assistir a três debates sobre a questão da localização de um novo aeroporto na região de Lisboa chego à conclusão que:
1) A escolha da OTA surge porque competia com uma localização que à partida já estava condenada a perder para a OTA.
2) Não há tempo para procurar outra localização.
3) A construção na OTA vai ser um verdadeiro festival para as empresas de construção (talvez o Lobby mais activo na pressão para a obra arrancar o mais brevemente possível), com a certeza que nunca ficará acabada a tempo ou, que as horas extra que serão necessárias para acabar a obra a tempo farão derrapar os custos enchendo os bolsos das empresas de construção de uma maneira ou de outra.
4) As únicas pessoas que não foram consultadas, segundo o Bastonário da Ordem dos Engenheiros em tempo útil, foram os próprios engenheiros (quem terá decidido?)
5) Não existe nenhum proprietário da zona apontada para a criação do novo aeroporto a críticar a decisão do governo (nem um pastor que seja a dizer que não sabe onde vai colocar as suas ovelhas, porque será?).
6) O compromisso pessoal do Ministro das obras públicas (sobre o aeroporto na OTA) será para com o seu futuro empregador.
1) A escolha da OTA surge porque competia com uma localização que à partida já estava condenada a perder para a OTA.
2) Não há tempo para procurar outra localização.
3) A construção na OTA vai ser um verdadeiro festival para as empresas de construção (talvez o Lobby mais activo na pressão para a obra arrancar o mais brevemente possível), com a certeza que nunca ficará acabada a tempo ou, que as horas extra que serão necessárias para acabar a obra a tempo farão derrapar os custos enchendo os bolsos das empresas de construção de uma maneira ou de outra.
4) As únicas pessoas que não foram consultadas, segundo o Bastonário da Ordem dos Engenheiros em tempo útil, foram os próprios engenheiros (quem terá decidido?)
5) Não existe nenhum proprietário da zona apontada para a criação do novo aeroporto a críticar a decisão do governo (nem um pastor que seja a dizer que não sabe onde vai colocar as suas ovelhas, porque será?).
6) O compromisso pessoal do Ministro das obras públicas (sobre o aeroporto na OTA) será para com o seu futuro empregador.
4 comentários:
Gostei ainda da parte de os Sr. Eng querem saber mais de economia de que os Economistas e poderem aferir qual o impacto do aeroporto na mesma.
Além de que são peritos em estudos de crescimento económico e fluxos turísticos!
Desculpa...mas a cada macaco o seu galho!
Caros Pedro,
Agradeço a e o comentário no «Do Mirante» e «Do Miradouro».
É realmente impressionante a facilidade, a infantilidade, e a inconsciência, com que os ministros, nos retiram o dinheiro que muito nos custa a ganhar e nos faz falta para as necessidades quotidianas, e o gasta em projectos com muita visibilidade sem um critério correcto, apenas para satisfazer as suas ambições e vaidades.
A democracia está a ser mal interpretada por estes sanguessugas exploradores. E o pior é que o regime obriga-nos a aceitar estes ou outros iguais. Há que alterar o regime.
Por isso é que a maior parte votou no Salazar como o maior português!
Um abraço
A João Soares
Está tudo dito neste seu texto.
Concordo contigo. Desde o inicio que "eles" tinham decidido que o novo aeroporto seria na Ota naquele local, as outras localizações seriam chumbadas com os mesmos argumentos com que aquela ganhava.
Obviamente que a construção civil ali na Ota vai ganhar mais, e o orçamento apresentado de 3.ooo milhoes deverá chegar ao dobro no final, é essa a experiencia das estimativas orçamentais das obras públicas e o fecho final das empreitadas...
Enviar um comentário