quinta-feira, 22 de março de 2007

A política como ela é

Artigo de Francisco Almeida Leite no Diário de Notícias:

"Lobbyistas invadem corredores do Parlamento

Depois da agência de comunicação LPM, agora foi a vez de o Grupo YoungNetwork pedir a Jaime Gama a acreditação permanente na Assembleia da República. Na carta para o presidente do Parlamento aquela empresa sustenta que "a AR, pela sua actividade, gera informação, decisões e práticas que devem estar ao alcance de todos os agentes de comunicação".

João Duarte, líder do Grupo YoungNetwork - que reclama ser uma das dez maiores no sector em Portugal, apesar de apenas ter seis anos -, garante a Jaime Gama que "todos têm a ganhar com esta modernização progressiva". E explica: "A força institucional da AR será maior, o trabalho dos grupos parlamentares e deputados mais reconhecido, os jornalistas e agentes de comunicação terão mais e melhor informação e os cidadãos uma perspectiva muito mais positiva do que é feito no Parlamento".

Esta carta surge numa altura em que o Parlamento, por decisão de Gama, ainda está a fazer um estudo sobre o que se passa lá fora em matéria de presença de agências de comunicação nos órgãos de poder. Contactado pelo DN, o gabinete de Gama assegura que "ainda não foi tomada nenhuma decisão" em relação à primeira carta, a de Luís Paixão Martins, que lidera a LPM, agência responsável pelas campanhas eleitorais de José Sócrates e de Cavaco Silva.

Paixão Martins diz não ter pressa, mas admite que continua "à espera que a AR delibere". Embora a LPM ainda não esteja acreditada em termos oficiais, os consultores de marketing institucional da empresa têm sido vistos recorrentemente nos corredores parlamentares, mas com cartões de visitantes, como foi o caso de uma ini- ciativa recente que teve como cliente a Associação dos Industriais do Tomate. "Isso sempre se fez", garante Paixão Martins."

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