quinta-feira, 31 de maio de 2007

Voltando ao interesse económico local

A Comissão Europeia, pela voz de José Manuel Barroso (Durão Barroso) reconheceu o papel global que o Brasil tem vindo a assumir (tem lá muitos recursos naturais que interessam a todos os países desenvolvidos digo eu). Para tal irá realizar-se uma cimeira U.E.-Brasil já este ano.
Foram reforçadas as ideias que se pretende que haja alargamento de questões específicas como o comércio, sendo uma das áreas privilegiadas o transporte marítimo.
Isto vem cada vez mais reforçar a minha ideia que se deveria apostar nos portos marítimos (não nos aeroportos), o Porto de Aveiro complementado por uma rede de velocidade elevada entre Aveiro e Salamanca (não alta velocidade para passageiros!) para mercadorias, poderia tornar-se numa das mais importantes plataformas logísticas europeias. Estarreja tinha imenso a ganhar com medidas para melhorar o nosso produto potencial (mais uma palavra que o Teixeira dos Santos esqueceu).
Qual seria o impacto destas infraestruturas na análise global de projecções macroeconómicas internacionais para a economia portuguesa?

Sem comentários: