quinta-feira, 3 de maio de 2007

O Imposto Único de Circulação

Nos últimos dias, desde que publiquei um post a criticar o novo Imposto de Circulação tem havido um afluxo de visitas que procuram informação sobre este imposto. Como reparei que no Google o meu site aparece bem colocado quando a pesquisa é sobre este assunto decidi publicar os dados todos.
O novo Imposto Único de Circulação (IUC) substitui o antigo Imposto Municipal, a partir de 1 de Julho todos os veículos novos e os veículos importados pagarão este novo imposto. Para todos os outros, pelo menos para já o imposto mantém-se igual ao que existia até aqui.
O IUC terá duas componentes, uma como até aqui sobre a cilindrada dos veículos, o qual deixa de distinguir entre veículos a gasolina e veículos a gasóleo (podia ter sido o imposto dos veículos a gasolina a baixar e ficar ao nível dos veículos a gasóleo mas isso não aconteceu, foi o contrário), a outra componente diz respeito às emissões de CO2 dos veículos (g/km).
A tabela seguinte indica os preços do IUC a partir de Julho:

Cilindrada (em cc) (Em Euros)
Até 1250 25
>1250 até 1750 50
>1750 até 2500 100
>2500 300
CO2 (Em Euros)
Até 120 50
>120 até 180 75
>180 até 250 150
>250 250

Para calcular quanto vai pagar, basta juntar as duas componentes. Por exemplo um Fiat Punto 1.2 pagará € 100 (€ 25 por ter menos de 1250 cc e € 75 por as suas emissões serem de 129 g/km).

5 comentários:

Anónimo disse...

Bolas! Que roubo!

Anónimo disse...

Boa noite os veiculos classicos com mais de 30 anos importados apartir de 1 julho, que estão isentos do I.A, e do imposto municipal por terem mais de 25 anos, Tambem terao de pagar?

Pedro Javier Mazzoni disse...

Infelizmente nesse ponto não o posso ajudar, no diploma que li não estavam mencionadas quaisquer excepções. Esta ausência é um pouco estranha visto o ISV que substitui o IA prevê escalões com a idade dos veículos, quanto ao IUC que substitui o Imposto Municipal para os carros nacionais e visto até 2009 se manter tudo igual a isenção existe, quanto a veículos importados nada posso adiantar. O meu conselho é: Se está a pensar importar, faça-o antes de Julho.
Obrigado pela sua visita.

Anónimo disse...

Antes de tudo obrigado pelo esclarecimento. Venho também por este meio revelar a minha preocupação pelo pagamento do IUC, relativo a veiculos com matricula anterior a 01 Julho de 2007. Será que não irão ser actualizados? - Irá prolongar-se uma situação de desvantagem dos veiculos novos em relação a veiculos usados, que podem possuir mais problemas? - Porque apesar do IA (Imposto Automóvel) baixar para quem compra veiculo novo, não compensa a partir do 5 ano.
Resumindo, só veiculos de grande cilindrada e grandes emissores de CO2 para a atmosfera, veêm o IA a ser reduzido substancialmente, carros de luxo só acessíveis a uma classe social priveligiada, que podem ser trocados a qualquer momento.
Por tudo isto só tenho a lamentar que a classe social média Portuguesa esteja em vias de extinção....

Pedro Javier Mazzoni disse...

Basicamente tenho poucos dados novos a acrescentar a esta questão dos impostos sendo elas:
- Além dos veículos híbridos, apenas o Citroen C1 (e os seus irmãos gémeos Toyota e Peugeot) é que vão sair a ganhar com este novo imposto sobre Veículos (ex-IA) e o Imposto Único de Circulação (ex- Imposto Municipal).
-O governo anunciou 10% de diminuição dos preços em Portugal, mas mais uma vez mentiu ou os dados que escolheu para fazer esta análise foi escolhida à medida (talvez o governo pense que só se vão vender os veículos que referi anteriormente).
-Ainda nenhum membro do governo veio mostrar onde está a componente ambiental do IUC
-Por fim esta manutenção do Imposto Municipal vai ser bastante curta, em 2009 penso que o imposto será o mesmo para todos. É apenas uma questão de transição para achar dados para tributar o parque automóvel existente.