segunda-feira, 28 de maio de 2007

Uma explicação diferente para o fraco desempenho económico

Na última década, vários estudos têm sido efectuados para tentar demonstrar o impacto da corrupção na performance económica de um país. O tema mais abordado nestes estudos é a utilização de cargos públicos para ganho próprio. O exemplo mais claro é a má utilização dos recursos públicos, de forma ilegal, em coisas como a má alocação de recursos públicos, de forma a no final melhorar a situação do detentor do cargo público.
De que maneira é que quem está num cargo público pode explorar esse cargo para melhorar a sua situação pessoal?
A maneira mais comum é roubar os que os elegem, através de aceitação de subornos para influenciar a regulação de actividades económicas (Já alguma vez pensou por que é que há tanta burocracia associada à obtenção de alguns serviços ou benefícios do Estado?).
Uma medida normalmente associada à corrupção e à sua cobertura é o controlo dos meios de comunicação social (Hugo Chavez?), um estudo de um senhor Besley em 2006 com base em informação de 90 países mostrou que a corrupção está positivamente associada com a longevidade nos cargos políticos e a liberdade de imprensa está negativamente correlacionada com a longevidade nos cargos políticos. Mais ainda, conclui que a propriedade de jornais por parte do Estado está positivamente correlacionado com corrupção (Madeira???) e novamente positivamente correlacionado com a longevidade política.

Sem comentários: