segunda-feira, 14 de maio de 2007

Há um cheiro estranho nisto

O primeiro candidato oficial, pelo menos que eu tenha conhecimento para a colocação de portagens nas SCUT surgiu hoje. A Brisa é esse candidato. A A29 vai competir directamente com a A1 pelos utilizadores entre Estarreja e o Porto. Não entendo qual vai ser o papel da empresa responsável pela cobrança de portagens na A29, se vai fixar preços ou se vai apenas fornecer o serviço de cobrança do serviço. A concessão actual desse troço da A29 pertence à Aenor, um consórcio maioritariamente entre empresas de Construção e bancos.
Se a Brisa fixar o preço na A29, qual vai ser o seu incentivo para que os preços entre a A29 e a A1 compitam entre si? Não é difícil ver a actuação da Brisa em longos anos de historia da A1, não havia alternativa para quem fizesse longas viagens pelo litoral que não fosse a A1, esta sempre foi gerida sem grande respeito pelos utilizadores, com a necessidade de obras sempre adiada até ao último momento e os alargamentos sempre efectuados com atraso. Os aumentos sempre se encostaram ao máximo legal, nunca em período de obras foi baixado o preço da portagem como deveria ter sido efectuado. Resumindo, os únicos que não utilizam a A1 em longas deslocações no litoral entre o Norte e o Sul do país são aqueles que vão a pé até ao Santuário de Fátima. Já me parece que vai ser interessante ver se não se formará um Cartel das Auto-Estradas aqui, quanto mais um Monopólio de duas estradas uma concessionária.

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