quinta-feira, 24 de maio de 2007

A Câmara Municipal de Estarreja

O Partido Socialista de Estarreja faz acusações graves às contas da Câmara Municipal. Há claramente três partes distintas no artigo publicado no "O Aveiro". A primeira diz respeito a uma acusação de falta de projectos para captar fundos da União Europeia. Um segundo ponto é uma referência à dívida camarária, este ponto é demasiado ambíguo. O que é que é a dívida? É o passivo? Não entendo muito bem o que está em questão.
Quanto ao terceiro ponto aqui sim há problemas. O PS afirma que o nível de investimento desceu quase 20% mas que as dívidas a fornecedores aumentaram 5 800 000 €. Este ponto é problemático, porque é perfeitamente compreensível que a CME para atingir os fins a que se propõe necessite de adquirir os bens e serviços indispensáveis ao exercício do seu mandato. Mas perante as acusações que o PS faz parece-me que eles se referem a fornecedores de conta corrente. Se assim for o caso, o que é que a CME adquire que provoca um aumento tão grande desta conta? Houve uma expansão de grande dimensão que leve a que a CME tenha necessidades muito maiores actualmente?
Só posso apresentar como termo de comparação o que se passa na empresa onde trabalho. Onde a competitividade, a rendibilidade e o sucesso da empresa passa pela adopção de estratégias adequadas e por um constante empenho na minimização e no controlo de custos.
Daqui deixo várias perguntas no ar, caso se verifique que este problema é de fornecedores de conta corrente:
-As compras de bens e serviços são correctamente autorizadas (de quem é a culpa se não são)?
-As compras são efectuadas intempestivamente?
As compras são efectuadas a quem no mercado na altura da compra oferece as melhores condições de mercado?
-Quem é o responsável pelos procedimentos genéricos das compras?
-Há algum controlo para constatar a necessidade de compra?
Quem é responsável pela pesquisa e selecção de fornecedor está a fazer o trabalho correctamente?

Esta situação apresentada pelo PS é muito grave, gostaria de ver este assunto esclarecido.

2 comentários:

AC disse...

Eu também mas, a espera vai obrigar a sentar.
Cpts

Anónimo disse...

Olá Pedro

Em breve vou escrever um post sobre isso. O problema não é nas compras, o problema é que as contas de 2006 assumiram pela 1ª vez a dívida que a CME tinha com a SIMRIA e que não tinha sido contabilizada em documentos, pois a CME não reconhecia o montante da dívida em questão. É claro que o PS sabe disto só que a conveniência política impede uma abordagem séria ao assunto.

Um abraço

José Matos