quarta-feira, 9 de maio de 2007

Liberalismo vs Socialismo

O Sem Rumo, contém um texto sobre o encerramento das escolas. Na verdade fala de vários assuntos mas o que me interessa focar é o do encerramento das escolas.
Este governo que se apelida de socialista (deve ser a tal esquerda moderna), vai encerrar várias escolas no concelho, tornando no longo prazo as localidades afectadas menos atractivas do que aquilo que já são. Por mim tudo bem, já entendi que a estratégia de longo prazo passa por empregos sem qualificação. Parece-me mesmo que daqui a alguns anos Portugal terá mais campos de Golfe do que médicos por mil habitantes tal é o volume deste tipo de projectos (são os chamados PIN - Projectos de Interesse Nacional).
Agora parece que a melhor solução é a concentração, como se fossem aplicar os princípios das economias de escala à educação! Não será possível quantificar, até porque em Portugal não se costuma estudar quase nada, os efeitos nestas localidades deste tipo de deslocalizações. Parece um lugar comum neste momento estar a defender o modelo sueco de escolas primárias, mas a verdade é que as ideias liberais inerentes a esse modelo deram resultados que nunca foram obtidos em Portugal. Não seria de bom tom recorrer a demagogia e dizer que todas as escolas têm de ficar abertas. É claro que não é possível a longo prazo manter todas, pela falta de alunos mas se vissem o problema pelo lado do por que é que as pessoas não se fixam nestas localidades em vez de estrangular as localidades ainda mais, talvez fosse mais proveitoso. Se as estatísticas servem para tudo, então também será possível dizer com alguma certeza pela evidência empírica dos tempos recentes que a maioria dos políticos são corruptos e por regra incompetentes. A verdade é que a qualidade de vida das crianças das zonas rurais vai ser claramente inferior às da cidade. É ambíguo, eu entendo. Mas gostava de ver a minha asserção contrariada com algum facto que a negasse. O socialismo parece muito bonito, infelizmente nunca saiu dos livros. Meus caros socialistas, onde é que estão os ensinamentos de Robert Owen?

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.