quinta-feira, 5 de abril de 2007

Pense primeiro, não compre tudo que lhe dizem

Stefano DellaVigna, Universidade de Berkeley e Ethan Kaplan, Universidade de Estocolmo, estimam no seu trabalho "The Fox News Effect: Media Bias and Voting" publicado no segundo semestre do ano passado, após o estudo de uma amostra de 9256 cidades, que a introdução do Canal Fox News na televisão por cabo e devido à sua inclinação para o Partido Republicano, causou um aumento da votação no Partido entre 0,4 e 0,7 pontos percentuais nas eleições de 2000. A Fox News está presente em 20% das cidades americanas, segundo o estudo dos autores, entre 3% e 28% dos espectadores, dependendo da medição das audiências foram convencidos a votar nos Republicanos.
Aqui está um exemplo claro do que pode acontecer quando se acredita em tudo que se vê, a verdade fica algures perdida no meio de inclinações mais para a direita ou mais para a esquerda. É ver as recentes notícias de tentativa de silenciar a comunicação social por parte do gabinete do primeiro ministro. Estranho é ver a comunicação social que lhe estava mais próxima a manifestar-se contra esta pressão...

Sem comentários: