domingo, 1 de julho de 2007

Empresa Municipal para Estarreja

Sou da opinião que existe uma falha de mercado no desenvolvimento das freguesias do concelho de Estarreja, que vai além de pedidos, como acontece em Canelas, de revisão do PDM.
Uma análise da estrutura da população, por exemplo de Canelas, mostra que no mínimo a população estagnou, sendo que o índice de envelhecimento continua a crescer.
Deste modo, de forma a promover o desenvolvimento das freguesias, aproveitando os sinais recentes de perspectivas interessantes de fixação de empresas no concelho, penso que seria interessante a C.M.E., promover um programa para a tentativa de desenvolvimento das freguesias. Na minha perspectiva, como penso que freguesias como Canelas não conseguem crescer sem um forte incentivo, deveria ser criada uma empresa municipal, para o desenvolvimento habitacional das freguesias mais atrasadas do concelho (este atrasadas sem qualquer desprestígio para as pessoas das mesmas), Os objectivos desta empresa municipal, passaria pela criação de habitações nas freguesias, em regime de cooperativa (não sei se o enquadramento jurídico das cooperativas habitacionais se enquadra exactamente neste modelo), uma empresa que construiria habitações sem obter lucro, vendendo-as ao custo de contrução mais os custos administrativos da empresa municipal, tornando desta forma o seu impacto nulo nas contas do município. Os beneficiários desta medida deveriam ser jovens casais, que se pretendessem fixar nessas freguesias, com o incentivo de uma casa de qualidade (não seria certamente interessante construir bairros sociais), com por exemplo um periodo obrigatório de permanência na freguesia de 10 anos, que caso não fosse cumprido, seria imposta uma penalização como acontece na fxação de empresas no ECO-PARQUE, com aumentos do preço por metro quadrado.
Penso que seria possível, no prazo de dois mandatos, inverter a situação de Canelas, havendo perspectivas de crescimento da população residente, uma redução do índice de envelhecimento e a manutenção de equipamentos com viabilidade dos mesmos, como a manutenção da escola primária. Este tipo de iniciativas, têm sempre boa divulgação na comunicação social, não havendo certamente problemas em achar candidatos para as casas, visto que a relação qualidade preço seria certamente inferior a qualquer construção de promotores privados.
Esta medida não serviria para beneficiar Estarreja, visto não ser preciso incentivos para a fixação de população na cidade, o parque habitacional cresce obdecendo às leis da procura e oferta, ao contrário do que penso acontecer em Canelas.
Com esta proposta o blogue vai de férias, mais ou menos uma semana...

Sem comentários: