sexta-feira, 6 de julho de 2007

Roubados a curto prazo?

Se confiarmos nas conclusões do documento de trabalho de Amy Finkelstein do M.I.T., então os cidadãos do concelho de Estarreja, bem como os outros utilizadores da A29 pagarão bem caro a auto-estrada.
Os dados do estudo foram 183 troços com portagem nos Estados Unidos, com 88 concessionários , de 31 Estados. O estudo incide sobre o comportamento do preço das portagens nas auto-estradas que continuaram a utilizar sistemas de cobrança tradicionais e as que adoptaram portagens electrónicas.
Os dados apontam para um aumento das portagens dos troços que optaram por utilizar portagens electrónicas, um aumento entre 20% a 40% do que seriam os preços caso não tivessem adoptado a cobrança electrónica. Os aumentos não estão relacionados com maiores custos dos novos sistemas, apenas um aproveitamento para cobrar portagens mais altas pelo simples facto que os utilizadores já não param para entregar dinheiro na portagem, com a tranferência electrónica a percepção do custo é mais baixo, servindo de impulso para aumentar as receitas das concessionárias. Na verdade, segundo o estudo, as portagens electrónicas baixam os custos das concessionárias.
Aqui a nossa ainda SCUT vai ser a cobaia para este tipo de pagamento. Felizmente temos uma auto-estrada a centenas de metros de distância para fazer comparações (Se o concessionário entretanto não passar a ser o mesmo). Pelo que parece, Teixeira dos Santos anda a aproveitar a ligação com o M.I.T. activamente.

Sem comentários: