sexta-feira, 6 de julho de 2007

Sobre o Eco Parque

Notícias recentes davam como certo a fixação da empresa TEGOPI, Industria metalomecânica, S.A. no parque industrial de Estarreja. A empresa compete num sector que parece viver com alguma estabilidade em Portugal, o emprego neste sector cresceu em média 1,6% ao ano entre 2000 e 2006 (embora o caminho tenha sido de altos e baixos). As exportações no periodo cresceram em média de 10,37% ao ano, para o mesmo periodo (2000-2006). O número de empresas criadas no sector é bastante superior ao número de empresas que fecham. O volume de negócios que era de 3 750 milhões de euros em 2000, passou para 4 491 milhões de euros em 2004 (último ano disponível).
Pelos dados do sector, sem dados concretos sobre a empresa, sabendo da ligação da empresa com as energias renováveis através dos componentes para parques eólicos, parece-me uma boa aquisição para a "carteira" de empresas presentes em Estarreja. Esperemos que também esta empresa possa contribuir para o Valor Acrescentado Bruto muito interessante que um conjunto de empresas formou em Estarreja.
Podem continuar a abrir centros comerciais com 1000 postos de trabalho, podem construir obras públicas para aumentar o produto e criar emprego temporário mas, para mim, a maior valia de uma economia passa pela produção de bens transaccionáveis e não serviços sem valor acrescentado como no caso dos centros comerciais e a TEGOPI produz bens transaccionáveis.
Manuel Pedro Quintas, administrador desta empresa parece ser uma das apostas da AESE, Escola de formação de gestores, como um dos empreendedores a ter em atenção no futuro, incluindo-o na lista denominada Líderes 2020.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora Pedro, o nº de postos de trabalhos com as empresas instaladas este ano ou a instalar chega a 500 postos de trabalho. Ou seja, superior, o nº do IKEA.

Um abraço

Anónimo disse...

E quando é que vão chover os postos de trabalho?