sexta-feira, 27 de julho de 2007

O acordo para o hospital

Este texto não é exactamente sobre o Hospital Visconde de Salreu, é mais geral sobre o Serviço Nacional de Saúde. Quando o SNS foi criado, a ideia por trás de tal projecto era que o SNS deveria ser gratuito no ponto de uso. Agora, um ministro e uma comissão por ele criada, mais não fazem do que imitar algumas ideias vindas de outros países e querem progressivamente aumentar os custos para os utilizadores.
O SNS é pago pelas pessoas que trabalham (através dos impostos), o SNS é um acordo entre os jovens e os mais idosos, os ricos e os pobres, os que pagam impostos e os que não pagam, entre os que estão bem e os doentes. É usado maioritáriamente pelos muito jovens, pelos mais velhos e pelos que não têm rendimentos.
Sucessivos incompetentes colocaram o SNS em declínio, onde ao melhor estilo da URSS as despesas aumentavam sem melhoria qualquer do serviço, o ministro sabe isso, tanto sabe que escreveu sobre isso, oportunamente, quando saiu do governo porque quando lá esteve nada podia fazer. O que o ministro está a fazer agora, à medida que a população envelhece e mais necessita do SNS é retirar serviços às mesmas pessoas que o andaram a financiar durante décadas com os seus impostos, pessoas como os meus pais.
As pessoas exigem a evolução do SNS, com um serviço mais rápido, acesso aos serviços quando precisam dele e não nos termos de quem fornece os serviços como o ministro quer fazer.
Eu duvido que esta reforma do ministro Correia de Campos vá convencer os utentes, que daqui a um ano os utentes do concelho sintam que têm mais do que actualmente. Gostava de saber como é que o ministro no futuro pretende convencer os contribuintes da minha geração que estão a receber por aquilo que lhes pedem para contribuir.
Se querem melhorar a eficiência do SNS, podiam começar por eleger para os cargos de direcção pessoas competentes, não pessoas convenientes.

Sem comentários: