Parece que ninguém previa que o crédito pudesse afectar desta forma o comportamento dos mercados (Este tipo previa) embora nem ele pensasse que a coisa corresse mal tão rapidamente.
Agora as bolsas caem e os bancos centrais querem armar-se em espertos e tentar controlar a situação, só o nosso BCE saiu logo a correr e injectou mais de 61 mil milhões de euros no mercado (notícia). Eu não tenho culpa que os idiotas sem cérebro coloquem o dinheiro em risco, também não me interessa se isso afecta gente importante ou um sistema capitalista, agora quando os tipos do BCE, da Reserva Federal dos E.U.A. e todos os outros se põem a injectar dinheiro no mercado, eu consulto a minha bola de cristal e sei o resultado da medida. INFLAÇÃO, que eu não preciso porque já ganho suficientemente pouco para daqui a uns meses visitar o supermercado e ver as etiquetas dos preços.
Cá em Portugal, suponho que o nosso Ministro das Finanças tenha algum mal estar, afinal se a coisa corre mal nos mercados financeiros, a coisa passa para a economia e rapidamente teremos mais uns quantos socialistas em fuga, após um período de aumento de receita (E NÃO DIMINUIÇÃO DA DESPESA) do Estado.
Também há aquela questão do crédito à habitação, estes movimentos dos mercados não são nada bons para quem tem créditos a pagar. Quando o BCE terminar a aventura idiota de poupar as carteiras dos idiotas que têm mais olhos que barriga (ou cérebro digo eu) quem vai pagar é a taxa de juro, que terá de aumentar para compensar estas injecções de capital na economia, afinal o objectivo dos senhores é a estabilidade de preços e não vão mudar de política agora pois não?
Aditamento: A boa notícia é que o preço da gasolina pode baixar, isto na hipótese de não mexerem no ISP para aumentar receitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário