quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Assuntos de Verão

O ano passado, no parlamento europeu, foi debatida uma proposta francesa de constituição de uma frota aérea para combate a incêndios. O assunto não passou do papel, o assunto afundou-se quando o tema em discussão era o financiamento, quem pagava a frota?
Este ano o ministro francês da agricultura voltou à carga e oportunamente apareceu imediatamente um país a juntar-se à coisa, a Grécia. Actualmente a actuação da UE centra-se na ajuda de países com equipamento disponível e países com necessidades de equipamento. Claro que este ano, como no último, a questão do pagamento dos aviões é a grande questão. A UE aconselha o investimento na prevenção de incêndios.
Cá em Portugal fazem-se uns negócios estranhos, primeiro compram-se aviões que têm dificuldades técnicas, os negócios são anulados em concursos públicos para se optar por ajuste directo (falta referir que os concursos foram efectuados com as especificações de um aparelho, excluindo da questão um certo fabricante canadiano que normalmente ganha este tipo de concursos...). Agora apareceram uns helicópteros para combater incêndios no Inverno... Coisas de Verão.

Sem comentários: