Um dos mais controversos projectos de infraestruturas públicas na Holanda está finalmente pronto. A Betuwe Line como é conhecida, liga o Porto de Roterdão (e não só) com a Alemanha e em geral com a U.E.. A oposição maior a este projecto fez-se por motivos ambientais, por ser considerado pelos movimentos ambientalistas que este mega-projecto teria impacto sobre a paisagem e a nível de ruído. O principal objectivo desta linha é retirar parte do movimento das autoestradas para um meio mais rápido e mais seguro de transporte.
Chegou-se à conclusão que este projecto vai ainda aumentar mais o potencial do Porto de Roterdão como porto de entrada na Europa, o que deixou os ambientalistas ainda mais desencantados com o projecto.
Em Portugal também poderia ser feita uma ligação para dinamizar um ou dois portos nacionais, retirar trânsito do IP5 ao mesmo tempo que se aumentava a atracção do distrito para fixação de empresas.
2 comentários:
Talvez daqui a 20 anos. Em Aveiro ainda se discute o traçado da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro...
Tavez seja preciso algum lobby das empresas de construção espanhola fazerem pressão para a realização da ligação (se tiverem interesse nisso). A Ferrovial bem que tem feito pressão pela ANA (aeroportos) e como o Mário Lino é um Iberista convicto...
Enviar um comentário