sexta-feira, 2 de maio de 2008

Oligarquia dominante

O Bloco de Esquerda e o PCP propuseram hoje o encerramento aos domingos e feriados das grandes superfícies comerciais. A proposta reprovou. Não porque o PS está em maioria na Assembleia da República, mas simplesmente porque por cá só alguns se vão governando. Por um lado entendo a perspectiva dos grandes grupos de retalho, que têm tanto direito como o vizinho do lado, por outro lado há um governo que não olha pelos interesses das pessoas que os elegem, mas pelos interesses de quem lhes financiou a campanha eleitoral.
As grandes superfícies têm de abrir aos domingos porque mais um dia de abertura dá maior receita para os grupos económicos mas também dá maior receita fiscal para o Estado. O que é que interessa que mais 100 menos 100 indivíduos vão empenhar o dinheiro que têm e em alguns casos o que não têm a comprar mais um plasma, LCD ou outra coisa do género? Nada, absolutamente nada. Desde que o grupo económico ganhe, a empresa financeira que financia ganhe e que o IVA e o Imposto de Selo sejam liquidados.
Não vejo nenhuma grande manifestação dos trabalhadores destes estabelecimentos a formar-se contra estas medidas. Quererão trabalhar mais? Serão a favor ou contra estas propostas? Não se pronunciam, não se manifestarão nem sequer articularão nenhum acto de descontentamento.
O Estado também tem grande responsabilidade neste particular mas não me vou pronunciar sobre o assunto porque poderiam confundir-me com um xenófobo.

1 comentário:

kimikkal disse...

Com tanta submissão aos grandes retalhistas, qualquer dia Portugal será conhecido nessa Europa fora como "O país dos Centros Comerciais"