domingo, 29 de junho de 2008

Comportamento anti-social

As situações de vandalismo e de roubo do bem público que ocorrem no concelho de Estarreja não são um problema só deste concelho. Ocorrem por todos os concelhos deste país, os actos de alguns prejudicam muitos.
Os problemas familiares, falta de educação, o desemprego, o abuso de álcool ou de drogas não podem servir como desculpa para prejudicar a vida das outras pessoas. Estes pequenos parasitas da sociedade aproveitam-se do esforço dos outros, com a falta de respeito que lhes é comum para arruinar o que tanto custa a produzir.
No concelho de Estarreja, a polícia devia ter um papel muito mais activo na localização dos prevaricadores e tomar acções eficazes quando alguém viola as regras de vida em sociedade. Se as pessoas que são afectadas entendem que os responsáveis não são punidos, deixam de denunciar, começam a ter medo, o que por sua vez leva a que baixem as estatísticas de criminalidade.
Suponho que nas prioridades da Administração Interna deste país para a actuação da polícia o contributo para o controlo do défice esteja acima do controlo dos comportamentos anti-sociais.
Quando alguém tenta, como foi o caso de Canelas ou de Estarreja, dar um aspecto mais limpo e mais moderno a uma estação, com grande custo para os contribuintes, não espera que os espaços públicos sejam destruídos desta maneira.
A tolerância por algum tipo de comportamento anti-social leva inevitavelmente a um acréscimo da criminalidade na sociedade. O "Chico" era um rapaz problemático, pintava umas paredes e andava com más companhias, agora já anda metido na droga, assalta carros e casas e durante o ano já visita mais casas na freguesia do que o presbítero da paróquia.
Em Estarreja neste momento rouba-se de tudo. Rouba-se areia, roubam-se árvores nos pinhais, rouba-se gasóleo onde é possível, assaltam-se casas, carros, pequenos estabelecimentos comerciais, roubam-se contadores, todo o tipo de metal que tenha valor comercial...
Podem sempre argumentar que é um problema intrínseco à sociedade nacional mas na minha opinião os problemas locais devem ser resolvidos com acções focadas e localizadas para o concelho. Suponho que os únicos criminosos que passam pelo concelho não são automobilistas que violam o Código da Estrada.
Cá ficam algumas recomendações:

- Cortar os apoios sociais (Rendimento Social de Inserção, Abono de Família, etc.) a quem é apanhado a praticar crimes.
- Maior proximidade da segurança social junto de famílias com problemas com o objectivo de prevenir que os filhos sejam arrastados para uma vida semelhante à dos pais.
- Proteger os vítimas dos crimes e quem os denuncia, não os expondo aos criminosos numa sala de audiência.
-

Sem comentários: