sábado, 12 de janeiro de 2008

A economia em funcionamento

A Venezuela é o sonho de qualquer economista, que exemplo pode ser melhor do que um "ditador" sem ideias para demonstrar os efeitos da teoria económica.
Hugo Chavez, não entende porque é que há escassez de produtos nas prateleiras dos supermercados na Venezuela. Afinal, ele impôs um preço máximo sobre produtos agrícolas, para que estes fossem acessíveis para todos. Explicação curta e simples, ao preço que os produtos são comercializados, os produtores não têm incentivo para produzir e produzem menos bens. Ao mesmo tempo para diminuir a produção ainda mais, o sr. Chavez faz nacionalizações, substituindo explorações agrícolas eficientes, por um conjunto de tipo vestidos de vermelho que pouco mais do que dizer "Chavez! Chavez!" sabem, destruindo lenta mas certamente décadas de trabalho de outros. Ao mesmo tempo, o sr. Chavez inunda a economia de dinheiro, criando inflação. Suponho que não é preciso explicar o que acontece quando há mais dinheiro do que bens numa economia.
Mugabenomics em funcionamento na América do Sul portanto. Lentamente lá caminha a Venezuela para se tornar a nova Cuba.

2 comentários:

kimikkal disse...

Sobre este post apetece-me dizer duas coisas:

- As medidas económicas de Chávez explicam-se pelo facto de horas antes, "El Comandante II", mascar folhas de Coca;

- A descrição das nacionalizações venezuelanas fez-me lembrar um certo país na década de 70...

Pedro Javier Mazzoni disse...

Só mesmo folhas de coca é que fazem alguém aguentar horas e horas sentado numa cadeira a dizer disparates para todas as televisões de canal aberto.