domingo, 6 de janeiro de 2008

Cimeira Europa-África

Não tenho qualquer ilusão que a cimeira UE/África apenas tinha um objectivo. A inclusão das empresas europeias nos negócios de petróleo e gás em África. Pagando a pesada herança do colonialismo, os europeus perdem terreno num continente cada vez mais povoado por empresas Chinesas, Americanas, Sul Coreanas, Indianos e a última grande investida é da Rússia.
A Rússia que ao seu melhor estilo de há uns séculos atrás, esperou pelo final da cimeira UE/África para usar a sua diplomacia nos países africanos lembrando a pesada marca deixada pelos países europeus em África por um lado e lembrando a acção dos E.U.A. no continente nas últimas décadas por outro.
É através da política de empresas apoiadas pelo Estado que os chineses e os russos proliferam no continente. Fechando os olhos aos direitos humanos aqui. Apoiando com armas conflitos ali.
A última investida da Rússia é na Nigéria, onde pretendem aceder aos recursos naturais, criando mal-estar entre o país e as empresas europeias e americanas, ao mesmo tempo que aproveita o lado mais corrupto dos senhores da terra...
A lição do capitalismo desenfreado foi bem aprendida. Entretanto o cerco por parte da Rússia ao fornecimento de gás à Europa continua.

Sem comentários: