segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Energia

O primeiro-Ministro José Sócrates falava hoje de utilização de energia. Há uma parte interessante do discurso para o qual gostaria de chamar a atenção. Portugal é um país que não tem petróleo. Perfeitamente aceite que qualquer petróleo será importado, ainda que possa ser explorado por alguma empresa portuguesa. O que o primeiro-ministro não sabe, alguém se esqueceu de lhe explicar esse detalhe, é que Portugal é um país que na área da refinação tem um superavit na produção de gasolina e na produção de gasóleo tem um deficit. Embora isto não seja um facto secreto na economia portuguesa, os sucessivos governos têm incentivado a utilização de gasóleo, aumentando ainda mais a dependência do exterior, aumentando as importações. Para quem quer diminuir o desequilíbrio da balança de transacções correntes esta estratégia não parece muito correcta...

Estudos...

Aparentemente não sou o único a achar que se estuda demasiados projectos em Portugal. Pelo menos quando o Investimento vai caindo.
Notícia do SOL (aqui).

domingo, 28 de outubro de 2007

Coincidências

Espero que alguém não durma descansado esta noite. O bombeiro que acabou no hospital não passará uma noite tranquila certamente.

Estudos de que necessitamos

Como acontece cada vez que se muda de governo, não sendo este a excepção, há uma quantidade de estudos que é necessário encomendar. Segundo o Semanário Expresso, na sua edição deste fim-de-semana, o ano de 2008 vai ser dedicado a um desses estudos. Ernâni Lopes, economista mais virado para a esquerda, vai efectuar o referido estudo com o objectivo de formar um hipercluster do mar.
Não sendo eu contrário a esta ideia de reforçar a competitividade de muitos sectores ligados ao mar, a coisa parece-me estranha. Encomendar um estudo que na melhor das hipóteses será entregue em 2009, ano de eleições, parece-me mais uma daquelas coisas que acabarão numa gaveta.
Entretanto a empresa de Ernâni Lopes passará um ano ocupada com estudos de casos de sucesso ligados ao mar noutros países, a entrevistar pessoas envolvidas nesses projectos e a elaborar um conjunto de medidas que não passarão de cópias do que outros fizeram. Não é importante, se acaba numa gaveta ninguém vai criticar nada.
Como não gosto particularmente das ideias do Sr. Ernâni Lopes, que já quis fazer de Portugal o país de turismo e habitação da terceira idade dos países europeus (mais uma vez não gosto da ideia de acabar a servir cafés a estrangeiros, lamento imenso por isso) agora parece estar no bom caminho, será que será para concretizar?

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Quem tem medo de José?

Se algumas publicações regionais tivessem, ao melhor estilo de semanários e jornais desportivos, uma coluna de altos e baixos, José Eduardo Matos estaria na parte mais alta da tabela, pelas notícias recentes (Excepto o jornal de Oliveira de Azeméis). O que é estranho, é ver a oposição, que não vê nele um grande presidente de câmara a desejar que ele tome outro rumo na sua vida, que alargue os seus horizontes políticos e isto é um pouco estranho, se ele é o incompetente personificado, não é o candidato ideal para combater numa eleição?
Aparentemente não será assim tão incompetente e assusta possíveis candidatos À C.M.E., que prefeririam que ele fosse embora, dando lugar a um candidato que não pudesse reclamar nada do que foi feito nos últimos anos (não estou a dizer se é muito ou pouco), aumentando as possibilidades de êxito na próxima eleição.
É que, de qualquer maneira, com ele já sabem o que aí vem, com outro candidato é sempre uma incógnita...

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Devassidão

Apesar do exagero no esboço do banqueiro dentro de um fato de 4000 € efectuado por Joe Berardo, a verdade é que Jardim Gonçalves devia ter optado pela mesma solução que o seu filho e respectivos sócios. Mantinha-se calado e lamentava em silêncio a descoberta do lodo com que este tipo de pessoas íntegras pautam a sua vida, em vez disso preferiu dizer que não tinha conhecimento de nada.
Está-se mesmo a ver o departamento de controlo de crédito do BCP, a deixar passar uma dívida de dezenas de milhões de euros e ninguém de topo perguntava nada.
E o que se deve estar a ver agora é uma autêntica caça ao homem dentro do BCP, com o objectivo de descobrir quem ventilou a informação, pessoa essa que Jardim Gonçalves faz questão de que nunca mais consiga trabalho nem como arrumador de carros.
Agora parece que há um testa-de-ferro que compra acções com crédito concedido pelo banco, não pagando as respectivas dívidas. Talvez haja umas centenas ou mesmo milhares de pessoas em condição idêntica. Serão perdoados?

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

I'm back.

Há semanas em que mais valia não sair de casa. Esta foi uma delas. Tudo por causa de um computador que, apesar de novo, decidiu deixar de funcionar.O que não seria muito problemático caso não houvesse quase uns mil quilómetros entre mim e este belo distrito.
Apesar de dias de trabalho de 16 horas e de descobrir que o porteiro da noite ganha mais do que eu (gratificações não incluídas na comparação) regressei. Ele também não queria trocar de lugar comigo. Era um tipo porreiro.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Sobre a piscina

A primeira coisa que me parece interessante referir é que a nova piscina municipal de Estarreja é construída com o objectivo de servir as pessoas que moram em Estarreja, não me parece que haja qualquer critério de articulação entre as duas piscinas do município e o objectivo de maximizar o alcance das mesmas.
Em segundo lugar, este projecto da piscina municipal já é estudado há alguns anos, sendo assim, poderia ter-se chegado a uma parceria com o município de Albergaria para construção de uma estrutura partilhada, partilhando os custos e maximizando o número de utilizadores.
Em terceiro lugar, o estudo baseou-se em 50 000 utilizadores, não em 90 000 como refere o José Matos, o que não é explicado é qual é a expectativa de aumento no número de utilizadores com os novos equipamentos acrescentados, ou se pretendem simplesmente acrescentar serviços para os utilizadores actuais.
O PS faz duas acusações bastante sérias ao projecto, a primeira é que a CME pretende apressar a obra (com os custos que isso terá), com objectivos eleitoralistas, em segundo lugar acusa a CME de relações pouco claras com uma empresa (não referida).

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Uma coerência intrigante

Descobri hoje, no "Primeiro de Janeiro", que a responsabilidade das más condições em que se encontra o rio Antuã é da CCDR-C. O que demonstra uma coerência de actuação que não pode ser questionada por ninguém. Ao contrário de outras situações em que com o tempo a coisa vai desaparecendo da vista (passando a arquivo), neste caso a situação fica pior com o passar do tempo.
Agora, é de esperar que uma obra que já deveria ter acontecido muitos meses antes, esteja pronta no primeiro trimestre de 2008. Talvez o problema seja do custo da empreitada, cerca de 100 mil euros, que nem são pagos na totalidade logo após o final da obra, que atrasaram a obra este tempo todo. O que me deixa a pensar quanto ganharão as pessoas responsáveis da CCDR-C? Comparando esse valor com o custo desta obra talvez não seja assim tão cara em termos relativos.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Oposição em Estarreja

A oposição à actuação do executivo da Câmara Municipal de Estarreja sofreu um pequeno golpe, para quem se lembra da questão das contas apresentadas pela coligação PSD/PP.
A aprovação de apoios do FEDER e um outro apoio que não é muito claro na notícia que li no Diário de Aveiro, anula alguns dos argumentos quanto ao investimento e, penso que parte da oposição se fez também pela perda de apoios comunitários. Se se juntar a isto alguns anúncios de novas empresas e esquecendo promessas de tecnologias de ponta do Ministro Manuel Pinho a coisa pode rebentar na cara da oposição nos próximos tempos.

Não foi por minha causa

Não foi por eu ter falado na situação em que se encontrava o Antuã mas no site da C.M.E. pode ler-se uma notícia relacionada com a intervenção.


"O conjunto de intervenções prevê a reparação das margens e do leito nos locais onde existem estragos, a regularização do leito incluindo o seu desassoreamento aumentando a sua secção de vazão e, consequentemente, diminuindo o risco de cheias, a remoção de plantas infestantes, reabilitação de infra-estruturas hidráulicas existentes e também a execução de novas infra-estruturas hidráulicas."



O resto da notícia no sítio da C.M.E.

Pelo fim da caça


Com um pouco de falta de tempo nos tempos que correm mas deixo aqui as ligações para duas boas leituras sobre o assunto.

Notícias d'Aldeia: Aqui.

Vela Latina: Aqui.

Peço imensa desculpa pelo roubo da imagem mas até combina com o blogue em geral.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Coincidência ou talvez não

Augusto Santos Silva queria controlar a comunicação social. Hoje deu o primeiro passo para conseguir o objectivo a que se propôs ao conseguir que o Telejornal achasse mais importante um par de reportagens sem grande interesse, passando um pouco ao lado dos protestos dos agentes policiais.
É assim o admirável mundo novo do Ministro dos Assuntos Parlamentares e responsável pelo controlo da comunicação social.

Para mais tarde recordar

Para que não apareça alguém mais tarde, com o mesmo papel ridículo que representou ontem o Presidente da Câmara Municipal de Loures, era interessante que a entidade responsável pela manutenção do rio Antuã tomasse algumas medidas.
É melhor não esperarem sentados com esperança que não chova muito este ano, provavelmente saberão melhor do que eu as condições em que estão as coisas por lá...