domingo, 28 de outubro de 2007

Estudos de que necessitamos

Como acontece cada vez que se muda de governo, não sendo este a excepção, há uma quantidade de estudos que é necessário encomendar. Segundo o Semanário Expresso, na sua edição deste fim-de-semana, o ano de 2008 vai ser dedicado a um desses estudos. Ernâni Lopes, economista mais virado para a esquerda, vai efectuar o referido estudo com o objectivo de formar um hipercluster do mar.
Não sendo eu contrário a esta ideia de reforçar a competitividade de muitos sectores ligados ao mar, a coisa parece-me estranha. Encomendar um estudo que na melhor das hipóteses será entregue em 2009, ano de eleições, parece-me mais uma daquelas coisas que acabarão numa gaveta.
Entretanto a empresa de Ernâni Lopes passará um ano ocupada com estudos de casos de sucesso ligados ao mar noutros países, a entrevistar pessoas envolvidas nesses projectos e a elaborar um conjunto de medidas que não passarão de cópias do que outros fizeram. Não é importante, se acaba numa gaveta ninguém vai criticar nada.
Como não gosto particularmente das ideias do Sr. Ernâni Lopes, que já quis fazer de Portugal o país de turismo e habitação da terceira idade dos países europeus (mais uma vez não gosto da ideia de acabar a servir cafés a estrangeiros, lamento imenso por isso) agora parece estar no bom caminho, será que será para concretizar?

Sem comentários: