segunda-feira, 24 de março de 2008

Marisa Macedo

"Ser melhor do que o dr. José E. Matos é muito fácil, qualquer um no PS consegue"

Frase curiosa de Marisa Macedo, em entrevista ao Diário de Aveiro.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Alguém me explica por favor?

O preço do petróleo tem subido nos mercados internacionais, isso significa uma subida dos preços da gasolina certo? Um barril de petróleo, Brent spot, custava a 7 de Março deste ano (segundo os entendidos na matéria, é mais ou menos este o desfasamento de tempo entre o preço do Barril e o preço na bomba de gasolina) 101.90 $. A 4 de Janeiro de 2008, custava 96.50 $. Uma variação de 5,6 % no preço. No dia 7 de Março, a taxa de câmbio do Euro contra o Dólar era de 1,5417. No dia 4 de Janeiro era de 1,4727. Uma variação de 4.7 %. Traduzindo isto em Euros, um barril que custava em Janeiro 65.53 €, custava em Março 66.10 €. Uma variação de 0,87 % (mais ou menos o mesmo aumento que sofrem os combustíveis no mesmo período não?). Já agora, só para complicar mais as contas, podemos usar os preços por galão (em cêntimos de dólar) de gasolina no mercado Spot de Roterdão, uma boa aproximação aos preços diários praticados na Europa. Mais uma vez, 4 de Janeiro, o preço é de 240,64 cêntimos. Em 7 de Março, o preço é de 241,30 cêntimos. Uma variação de 0.27 %. O que no meu dicionário, significa que os preços de produção de combustíveis (pelo menos da gasolina) na Europa se mantiveram praticamente inalterados.
Mas como sou um economista de segunda, tipos como o Sr. Mexia sabem explicar isto muito melhor, alguém me podia explicar porque é que ainda não vi ninguém apresentar estas contas em público?

Marisa Macedo

Quem ler hoje o Jornal de Estarreja vai pensar que a Marisa Macedo tem alguma coisa pessoal contra o José E. Matos. Ou isso, ou começou algum tipo de luta pela sobrevivência...
Sinceramente, gostaria que fosse o Dr. Vladimiro Silva o candidato do PS.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Frase da semana (passada)

“(...) there is absolutely no truth to the rumors of liquidity problems that circulated today in the market.”

Fonte: Comunicado para a imprensa do banco Bear Stearns (10/03/2008)

Millennium BCP

Por falar em crises bancárias, há um facto bastante interessante no mercado nacional. O banco publicamente mais corrupto do mercado nacional, tem uma capacidade estranhíssima de manter a sua cotação. Apesar de anunciados aumentos de capital, apesar de notícias conhecidas de fraude, apesar de não ter estratégia formulada pela nova administração (apesar desta dizer que manterá a traçada por Paulo Teixeira Pinto, entretanto também mandado embora).

Bear Stearns II

- Pai, o que é que aconteceu ao Bear Stearns?
- Ficou sem dinheiro.
- Porque é que foi vendido tão rapidamente e por um preço tão baixo?
- Porque estava falido, mas apesar de que sempre que se passa uma crise, todos pedirem mais transparência, mais regulamentação e garantem que estas situações não voltarão a acontecer, a verdade é que acontecem e mesmo os senhores dos bancos centrais mentem, não revelando a informação para o mercado.
- Como é que a coisa chegou a este ponto?
- Porque há dois tipos de pessoas no topo da hierarquia da maior parte dos bancos, os gananciosos e os idiotas.
- Qual é a diferença entre os dois tipos?
- Um faz tudo para aumentar os resultados e ganhar mais dinheiro, o outro ganha muito dinheiro mas não faz nada, na verdade não sabe sequer o que faz o banco, excepto o que se fala nas reuniões de conselho de administração.
-E têm alguma coisa em comum?
- O facto de ganharem muito mais do que aquilo que deviam ganhar.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Não. Desta vez não fomos nós.

O que é que era certo nas zona euro até ao presente momento? Portugal criava inflação. Desta vez não fomos nós os responsáveis pelo valor de 3.3 % (Índice Harmonizado de Preços no Consumidor) apresentado pelo BCE. Na verdade os espanhóis, esse grande exemplo, andam nos 4,4 %.
Alargando a análise aos países fora da área do Euro, vemos a Letónia com um valor de 16,5 % e a Estónia nos 11,5 %.
Os aspectos mais preocupantes dos dados divulgados é o do aumento significativo da componente energia (10,4 %), alimentação (5,8 %) e a educação (9,7 %). Más notícias para o europeu médio.

Bear Stearns

Quando é que sabemos que uma crise é realmente grave? Quando um banco perde metade da sua cotação numa manhã? Quando um banco é resgatado pelo Banco Central? Quando o presidente do banco visivelmente encurralado, comunica de forma ambígua que recorreu a um montante não divulgado de ajuda da FED?
Esta crise no Bear Stearns não terá um efeito de dominó? Talvez não, mas pelo menos o Barclays tem uma importante quota neste banco, o que fará (já fez) a crise chegar à Europa.
Não realmente isto não é uma crise, é apenas um pequeno imprevisto.

Uma lição de Macroeconomia

Dada pelo governador do Banco de Portugal, no "Negócios da semana" da SIC Notícias.
Pode ser visto aqui.

terça-feira, 11 de março de 2008

Ainda o futebol

Há em Aveiro, à boa maneira da Madeira, uma nova tendência de subsidiar o futebol profissional. Há em Aveiro uma empresa, de empresa só terá o nome, da qual não se sabe bem qual é a sua estratégia de longo prazo. Na verdade a gestão estratégica da EMA passa por uma continuação da actividade da empresa num padrão de normalidade seja lá o que isso seja. Na verdade a ambiguidade parece resultar na perfeição para o político médio local.
Notícia do Diário de Aveiro.

Uma sugestão para o próximo treinador do Benfica

Não percebo muito de tácticas de futebol. Nem me passaria pela cabeça tentar ensinar o que quer que fosse sobre futebol ao próximo treinador do Benfica. O que me parece interessante informar o próximo treinador do Benfica, também seria interessante para pessoas fora do INE conhecer, é o modelo de Markov, para estimar a probabilidade de estar desempregado daqui a uns meses. Aqui fica o modelo (Sr. Ministro do trabalho, tire lá as mãos do bolsos e pegue no lápis para brilhar no próximo conselho de ministros):

Xt+1 = QXt + PYt
Yt+1 = (1 - Q)Xt + (1 - P)Yt

Se um indivíduo está desempregado num dado mês, então no próximo mês ele pode encontrar emprego ou continuar desempregado. P será a probabilidade de ele encontrar emprego, 1 - P será a probabilidade de continuar desempregado. Do mesmo modo, se um indivíduo está empregado e Q for a probabilidade de continuar empregado no mês seguinte, 1 - Q será a probabilidade de perder o emprego (esta parte realmente importante para o próximo treinador do Benfica).

Agora, abandonando o futebol, a taxa de desemprego nunca conta a verdade toda, para que as políticas de emprego possam ser direccionadas para o alvo correcto é necessário analisar cuidadosamente os dados. Ainda que este governo esteja a melhorar as qualificações de muitos portugueses como o McDonald's enche a barriga, alguma coisa tem feito.

Para informação rigorosa e não comprometida sobre desporto: www.fcporto.pt

quinta-feira, 6 de março de 2008

Câmara Municipal de Estarreja

Nem tudo corre bem para a Câmara Municipal de Estarreja. Quem o diz é o inquérito semestral da FEPICOP (Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas) que manteve a má cotação da autarquia, atribuindo-lhe prazos de pagamento entre os 6 e nove meses.
Supondo que a Câmara não discrimina nenhum grupo de fornecedores, um poderá sentir-se tentado a tirar conclusões para a generalidade dos fornecedores...
Acho curioso o facto de a Câmara de Gaia pagar de 9 a 12 meses e a de Ílhavo de 12 a 15...

quarta-feira, 5 de março de 2008

Chasing Pavements

Um vídeo simples, com uma coreografia complexa. Muito bom na minha opinião. A ligação para o Youtube aqui.

domingo, 2 de março de 2008

Ministro Jaime Silva

Apesar do ministro Jaime Silva aparentemente passar mais tempo a dispensar opiniões sobre outros políticos, eu não vi um único partido da oposição criticar o ministro por incompetência ou falta de eficácia.
Apesar de o insulto ser comum, podiam discutir coisas interessantes como o aumento da produção de leite na U.E., a comissão propõe um aumento de 2% (porque os produtores estão a adorar o período de vacas gordas), o que parece ser claramente insuficiente para a variação da quantidade procurada a nível mundial, que tem feito subir o preço lenta mas constantemente nos mercados internacionais. A Polónia propõe que seja 5% esse aumento e é apoiada pela Dinamarca. O que pensarão os nossos dirigentes disto? Isso é que era interessante saber.

O gestor financeiro

Um artigo publicado no Semanário Expresso deste fim de semana, intitulado "A fuga das galinhas", expunha o problema dos criadores de galinhas poedeiras. Ao que parece, a União Europeia criou regulamentos em 1999, com o objectivo de melhorar as condições de vida das galinhas e ao mesmo tempo de produtividade. O que parece curto é o período dado para o ajustamento, apenas até ao ano de 2012.
O problema de boa parte dos "gestores" de pequenas e médias empresas (nas grandes empresas o problema é mais de agência e não de eles saberem quais são as atitudes correctas), é que não entendem grande coisa de gestão, pelo menos não de gestão estratégica de negócio. Mais do que entender conceitos como taxas internas de retorno de projectos ou de valor económico acrescentado, o que qualquer estudante de uma cadeira de finanças aprende, embora alguns se esqueçam rapidamente, é que as regras mais simples são as mais difíceis de seguir:
Os investimentos devem apenas efectuar-se em projectos que tragam um retorno maior do que aquele que o proprietário do negócio (accionista) conseguiria com investimentos alternativos. Caso não se verifique esta condição, o papel do gestor é muito simples, devolver os lucros sobre a forma de dividendos e deixar o proprietário investir nos projectos alternativos que tem fora da unidade de negócio.
É aqui que o gestor medíocre intervém, com uma década de investimentos em BMW, casas de praia, sobrecarga da empresa com todos os custos possíveis e imagináveis que lembrem a quem manda na empresa, deixando o negócio, segundo palavras da associação do sector "os empresários portugueses garantem que não têm capacidade financeira para realizar os investimentos exigidos", sem capacidade para investir em imobilizado, que garantirá a sustentabilidade da empresa a longo prazo. É que se numa década, a empresa não consegue libertar meios para fazer as remodelações necessárias, então o gestor andou a enganar o patrão e o patrão não faz a mínima ideia do negócio em que está envolvido. Muitas vezes o patrão e o gestor nas pequenas empresas são a mesma pessoa.
Agora lá vem o - Oh Meu Deus que vamos fechar, vem aí o desemprego no sector, vêm aí os ovos espanhóis (onde aparentemente não se devem aplicar as regras dos galinheiros, visto que eles não vão falir) e vejam lá se mandam uns subsídios para a malta viver (e já agora o Mercedes está a ficar desactualizado e o meu status social está a baixar).
São empresários destes que fazem um país caminhar lenta mas calmamente para o fundo, com a produtividade medíocre que o INE, corroboradas pelo Eurostat, apresenta todos os anos. Mandem lá o subsídio aos homens, o país precisa deles e eles precisam do país.