terça-feira, 11 de março de 2008

Uma sugestão para o próximo treinador do Benfica

Não percebo muito de tácticas de futebol. Nem me passaria pela cabeça tentar ensinar o que quer que fosse sobre futebol ao próximo treinador do Benfica. O que me parece interessante informar o próximo treinador do Benfica, também seria interessante para pessoas fora do INE conhecer, é o modelo de Markov, para estimar a probabilidade de estar desempregado daqui a uns meses. Aqui fica o modelo (Sr. Ministro do trabalho, tire lá as mãos do bolsos e pegue no lápis para brilhar no próximo conselho de ministros):

Xt+1 = QXt + PYt
Yt+1 = (1 - Q)Xt + (1 - P)Yt

Se um indivíduo está desempregado num dado mês, então no próximo mês ele pode encontrar emprego ou continuar desempregado. P será a probabilidade de ele encontrar emprego, 1 - P será a probabilidade de continuar desempregado. Do mesmo modo, se um indivíduo está empregado e Q for a probabilidade de continuar empregado no mês seguinte, 1 - Q será a probabilidade de perder o emprego (esta parte realmente importante para o próximo treinador do Benfica).

Agora, abandonando o futebol, a taxa de desemprego nunca conta a verdade toda, para que as políticas de emprego possam ser direccionadas para o alvo correcto é necessário analisar cuidadosamente os dados. Ainda que este governo esteja a melhorar as qualificações de muitos portugueses como o McDonald's enche a barriga, alguma coisa tem feito.

Para informação rigorosa e não comprometida sobre desporto: www.fcporto.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

urgente o treinador italiano marcello lippi vai ser o proximo treinador do benfica, no seu contrata existe um ordenado de 15 milhoes de euros uma parte paga o benfica e a outra algumas empresas.
contactem rapido a comunicAçao social

Anónimo disse...

o seu contrato vai ter uma duraçao de 5 epocas.