quarta-feira, 23 de abril de 2008

Um passo na direcção certa

O Ministério do Trabalho e Solidariedade Social publicou um documento de trabalho, já profundamente divulgado, onde sinceramente tenho o prazer de reproduzir aqui uma parte:

Aprofundamento da protecção social:

- Reduzir 1 ponto percentual na taxa contributiva a cargo da entidade empregadora sobre todos os contratos sem termo e simultaneamente um aumento de 3 pontos percentuais a cargo da entidade empregadora sobre os contratos a termo.

- Cometer às empresas utilizadoras dos serviços de trabalhadores abrangidos pelo regime de trabalho independente uma parcela de 5 pontos percentuais da taxa contributiva, calculada sobre a presunção de rendimento decorrente do regime a vigorar, que hoje é totalmente suportada por aqueles trabalhadores.

- Para além da redução de 5 pontos percentuais acima referida, redução adicional em 2,4 pontos percentuais em resultado da análise do actual custo das eventualidades protegidas; a nova taxa aplicável aos trabalhadores independentes é assim reduzida em 7,4 pontos percentuais e fixada em 24.6 pontos percentuais;


Menos impostos para quem der maior estabilidade, mais impostos para quem pretende utilizar trabalhadores independentes. Este é o que eu considero um bom incentivo.

1 comentário:

kimikkal disse...

Lembra a história do ovo de Colombo.