segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Publicidade e a confiança das empresas

Este ano, apesar de não parecer, a publicidade nos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, imprensa e outdoor) tem sido inferior ao ano passado. A explicação é bastante simples, as empresas de telecomunicações decidiram (pelo menos até ao momento) não gastar tanto em publicidade. Sendo assim, a Vodafone, a TMN e PT decidiram não fazer a luta sem sentido e sem resultados do ano passado (só estas 3 representaram mais de 10% do mercado).
Parece-me um sinal claro de falta de confiança na economia, as empresas não gastam o dinheiro porque não esperam resultados, apenas as cadeias de distribuição apostam forte nesta altura, ainda assim anunciando descontos agressivos na época em que deveriam garantir as melhores receitas do ano em alguns departamentos. Quem tem acções de empresas cotadas (Impresa e companhia...) devia aproveitar a época natalícia para reflectir se quer esperar até saber dos resultados do 4.º trimestre deste ano.

Sem comentários: