segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Provas da aproximação entre Portugal e a Venezuela

Uma prova inequívoca de que a troca de bens e serviços portugueses por petróleo venezuelano estimula a economia portuguesa, é o argumento de baixa qualidade típica de telenovela venezuelana produzido por alguém dentro do Hospital Visconde de Salreu.
A exposição de alegações até começa com foco na questão do hospital, com um alegado mau clima entre administração e funcionários, um abandono da qualidade de serviços e o fecho progressivo de serviços prestados ao utente.
Além de ser muito vaga a acusação, toma um tom de ataque pessoal que retira credibilidade à acusação.
Aprecio a prudência do José Matos em comentar a carta, procurando os factos antes de analisar a situação.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sem comentários...

Notícia do Diário de Aveiro (aqui).

Frase da semana

José Sócrates, Primeiro Ministro resolveu pegar novamente na bandeira dos 150 mil novos empregos:

"Não vejo nenhuma razão para que no próximo ano e meio não consigamos ter mais emprego e conseguirmos atingir o nosso objectivo"

Entretanto o Primeiro Ministro já decidiu esquecer-se da promessa de, no prazo de uma legislatura, colocar o país a crescer 3%.


Lucidez

Pires de Lima, em entrevista ao Expresso, mostrou-se desfavorável à guerra de preços no sector das cervejas, não vendo criação de riqueza num mercado estável.
Mudando de sector de actividade, mas mantendo o assunto... Há iluminados que pensam que descobriram o caminho para ser personalidade do ano da revista Time no ano seguinte e num mercado estável, sem perspectivas de crescimento a curto prazo, decidem entrar em guerras de preços, para ganharem temporariamente quota de mercado.
Infelizmente, demora algum tempo a entender-se que a quantidade procurada no mercado é exactamente a mesma, apenas se reduziu o volume de negócios do sector ainda mais, prejudicando toda a oferta. Claro que depois a solução de empresário iluminado, quando descobre que a sua empresa está em apuros devido ao seu brilhantismo, é começar a cortar os custos: Seguros, manutenção, contribuições para a Segurança Social...

Impostos

Parece que hoje em dia a teoria económica já não se aplica, pelo menos a julgar pelas palavras de alguns políticos, quando se faz incidir um imposto sobre os cidadãos.

Para exemplificar matematicamente o assunto, usando o modelo de equilíbrio de mercado simples, sem entrar em pormenores sobre elasticidades, visto este ser um exemplo puramente académico teríamos:

Curva da procura de mercado (D) dada por: qD(p) = 40 - 5P
Curva da oferta de mercado (S) dada por qS(p) = (15/2)P - 10

Onde p significa preço em euros e q significa quantidade em milhares de unidades.

Neste caso o ponto de equilíbrio (q*; p*) :

q* + 5p* = 40, 2q* - 15p* = -20, resolvendo a equação teríamos um equilíbrio de mercado de 20 mil unidades transaccionadas ao preço de 4 euros por unidade.

Quando o nosso simpático Estado decide colocar um imposto sobre o produto, apesar de a curva de procura se manter inalterada:

qD(p) = 40 - 5p

A curva da oferta não se mantém igual, vai reflectir a introdução de T (ou seja o imposto):

qS(p) = (15/2)x(p - T) - 10

Considerando uma taxa de imposto de 1 euro (T = 1) e resolvendo novamente para obter o novo equilíbrio, verificamos que o novo preço é de 4.6 euros e a quantidade transaccionada é de 17 mil unidades.

A imposição do imposto deixa tanto os produtores como os consumidores pior. Portanto, senhores secretários de Estado, os impostos têm impacto no mercado.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Más notícias

Se a compra das lojas Carrefour foi uma má notícia para os fornecedores, a anunciada venda dos postos de abastecimento por parte da Sonae à Galp, é uma má notícia para os consumidores.
O cenário que se verifica, por exemplo em Aveiro, mostra claramente um cenário de baixa intensidade quando se fala de concorrência antes do aparecimento dos postos de abastecimento nos hipermercados e uma necessidade dos postos de abastecimento já existentes de revisão de preços após as várias aberturas que se verificaram.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Macroeconomia

Dados sobre a receita do Estado, publicados pelo Banco de Portugal, referentes ao período de Janeiro a Novembro de 2007:

Receitas Correntes provenientes de IRS: 47424
Receitas Correntes provenientes de IVA: 72378
Receitas Correntes provenientes de ISP: 17217

Se compararmos o valor com idêntico período de 2003:

Receitas Correntes provenientes de IRS: 38708
Receitas Correntes provenientes de IVA: 52264
Receitas Correntes provenientes de ISP: 15188

Se construíssemos números índices para os três itens:

Receitas Correntes provenientes de IRS:
(2003) = 100 (2007) = 122.52
Receitas Correntes provenientes de IVA:
(2003) = 100 (2007) = 138.49
Receitas Correntes provenientes de ISP:
(2003) = 100 (2007) = 113.36

*Valores em milhões de euros

Prémios

A revista Esquire, elegeu o pior edifício da história da humanidade. Infelizmente ninguém conseguiu submeter a concurso, em tempo útil, fotos de trabalhos de um Engenheiro chamado José Sócrates...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Um conselho ao José E. Matos

No dia 22 de Fevereiro, vai estar em Estarreja o Sr. Basílio Horta. A fazer fé no que vem escrito na página da Câmara Municipal de Estarreja, vai haver uma reunião de trabalho com o nosso Presidente e um almoço com empresários locais.
O que eu pretendia saber, apesar de não ter sido Basílio Horta a informar o concelho de tal investimento, é o que é feito do "investimento inovador" liderado pela empresa Águas de Portugal e que "cabe ao governo estimular estes projectos"?
Tanto quanto sei, as únicas lamas que vieram parar ao concelho ainda não produziram energia eléctrica.