quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Salário mínimo

O governo, ao estabelecer o aumento no salário mínimo nacional bem acima dos números esperados para a inflação, está a dar um pouco de folga às pessoas que estão no fundo da pirâmide. Estas pessoas podem ter um ano de 2008 um pouco melhor, devido ao aumento agora anunciado. Olhando para 2008, é esperado que o preço do leite continue a aumentar, o trigo, seguirá o mesmo padrão, gás, electricidade, tudo bens que representarão uma grande parte do cabaz das pessoas que têm como retribuição mensal este valor.
Um boa notícia antes do final do ano.

domingo, 16 de dezembro de 2007

À antenção do Ministro Manuel Pinho

A comissão europeia tem um novo instrumento de apoio aos cidadãos dos Estados membros que perdem o seu emprego devido a deslocalizações. O Globalization Fund, foi criado em 2005 mas apenas entrou em funcionamento em 2007 e foi criado pela comissão para convencer os cidadãos das vantagens da globalização.
As empresas que requalifiquem trabalhadores redundantes, recebem assim um subsídio pela minimização dos efeitos de deslocalização de postos de trabalho. As empresas francesas da indústria automóvel já apanham uma fatia destes subsídios (€ 2,56 milhões para a Peugeot Citroen e 1,26 milhões para a Renault).
O governo de Malta também recebeu cerca de 680 mil euros pelo encerramento de duas empresas têxteis. Talvez seja uma boa oportunidade para apoiar a nossa industria têxtil ou a do mobiliário por exemplo.
Poderíamos chegar ao extremo de tentar usar este apoio para a requalificação dos excedentários da função pública.

Disparates

O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, anunciou, anteontem à noite, na Assembleia Municipal, que pode estar a caminho um investimento de 800 milhões de euros, susceptível de criar cerca de 3 000 postos de trabalho directos no município. O autarca disse que o assunto foi discutido, nesse dia, com o ministro da Economia, mas escusou-se a adiantar pormenores. "São negociações que não devem ser tornadas públicas antes do tempo", justificou.

Notícia completa no JN.

Infelizmente para o Ribau Esteves o recente apoio ao Luís Filipe Menezes deu-lhe uma projecção que tornam os seus disparates mais notados. Se o Sr. Ribau acha que estas negociações não devem ser tornadas públicas antes do tempo, porque é que tomou a iniciativa de as tornar públicas antes do tempo?